terça-feira, 25 de julho de 2017

CINE AÇUDE GRANDE VAI HOMENAGEAR OS ATORES BUDA E SOIA LIRA


A primeira versão do Cine Açude Grande, prestará homenagem aos atores cajazeirense, Buda Lira e Soia Lira. Os dois que a muito anos mora em João Pessoa, através de suas atuações no teatro paraibano fizeram história na dramaturgia nordestina. Com isso, tiveram até o momento, atuações marcantes no cinema nacional, incluindo aí não só participações em produções de curtas, mas também em longas-metragens, trabalhos em televisão e até em filmes publicitários.

A atriz Soia Lira que é irmão de Buda Lira, começou a sua trajetória atuando no teatro amador de Cajazeiras em 1977, quando juntamente com Eliezer Rolim e outros integrantes, fundou o Grupo de Teatro Terra. Em 1980, atuou na peça “Os Pirralhos”, com direção de Luís Carlos Vasconcelos. Fez parte do projeto Mambembão, em 1984, com o espetáculo “Beiço de Estrada”, texto e direção de Eliezer Rolim.

No cinema, participou dos filmes como: “Central do Brasil” e “Abril Despedaçado”, ambos dirigidos por Walter Salles. A atriz também encarnou papeis de destaques em “Osso de Carnaval”, de Jorge Freud; “A Arvore de Marcação”, de Jussara Queiroz e “A Árvore da Miséria”, de Marcus Vilar. Na TV Globo, Soia participou do Especial “Uma Mulher Vestida de Sol”, e da minissérie “A Pedra do Reino” ambos dirigidos por Luiz Fernando Carvalho.

Já Buda Lira é ator desde 1970, quando começou atuando no movimento teatral amador da cidade, época que também atuaram outras figuras importantes do teatro em Cajazeiras, como: Geraldo Ludgero, Tarcísio Siqueira e Ubiratan Assis.

No cinema, Buda participou de curtas e longas-metragens, dentre eles “Cão Sedento”, de Bruno Sales; “Matador de Ratos”, de Artur Lins; “Aquarius”, de Kleber Mendonça e tantos outros que compõe sua trajetória dentro do Cinema Nacional. Recentemente, Buda participou do filme “A Costureira e o Cangaceiro”, de Breno Silveira.






Nenhum comentário: