segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PROGRAMA: PREFEITURA CONCLUI ESSA SEMANA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA “GALDINO PIRES”



O programa criado pela administração municipal de “Revitalização de Praças”, que visa deixar mais bonita a cidade, foi iniciado contemplando a Praça Poeta Cristiano Cartaxo, dando um novo visual mais moderno, oferecendo as pessoas um ambiente para o lazer no dia a dia.

Dando continuidade ao programa, a prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura estará concluindo essa semana, a Praça Galdino Pires Ferreira, a segunda a ser recuperada, que fica localizada ao lado da Praça Mãe Aninha no centro da cidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura José Filho, a revitalização da praça será concluída essa semana, pois, faltam apenas alguns pequenos detalhes, mas, o ambiente já está disponível, sendo apreciado pela população, que agora passa a ter um novo espaço de convivência e lazer.

A referida praça recebeu reforma dos canteiros, novos bancos, jardinagem e iluminação adequada, deixando o espaço muito bonito e atraente. O programa idealizado pelo prefeito José Aldemir terá continuidade com a realização de reformas em outras praças da cidade.

SECOM CZ
................................................................................................................................

VEJO ASSIM: 

A Praça Galdino Pires faz parte do sítio histórico de Cajazeiras. Vê lá, que tipo de revitalização a Prefeitura vai fazer nessa Praça. A única revitalização que se poderia fazer no local, seria uma intervenção na parte de jardinagem, limpeza das pedrinhas portuguesas, reposição das que se soltaram, melhorar a iluminação com a colocação de postos ornamentais. Reposição e limpeza também do calçamento, da esfinge e busto do homenageado que me parece tem na Praça. Fora isso seria uma lesão que se cometeria contra a memoria de nossa cidade e a história desse logradouro. 

O problema é que a equipe técnica da prefeitura, que cuida dessa área, parece não está bem preparada para lidar com a cultura da preservação e conservação do que restou do nosso antigo sítio histórico. Penso assim porque as demandas feitas por esse setor nos equipamentos urbanos da cidade, considerados como objetos da memoria municipal, tem sido ao longo do tempo uma lástimas. Foi o que aconteceu com as intervenções equivocadas feitas na Praça Coração de Jesus, ponte do sangradouro do Açude Grande e Avenida João Pessoa. 

Nenhum comentário: