domingo, 1 de outubro de 2017

POR ONDE ANDA A FPTA - FEDERAÇÃO PARAIBANA DE TEATRO AMADOR

Cleudimar Ferreira

Ruínas do antigo Teatro da Juteca em João Pessoa

Uma informação postada por Orlando Maia, na caixa de mensagens da Nona Região de Cultura, em Cajazeiras, sobre o interesse do ator campinense Álvaro Fernandes, de reativar a antiga Federação de Teatro Amador - a saudosa FPTA, me fez refletir sobre essa entidade, que nos anos 70 e 80, foi a única atuante organização classista do teatro amador paraibano e uma das mais representativas do gênero no Nordeste.

Aliás, no início desse ano, um dos seus últimos dirigentes, o Sr. Antônio Martins, que faleceu a meses atrás, andou articulando essa ideia no meio teatral de João Pessoa. A sua emersão poderia sim, servir para implantação de uma política pública de incentivo e amparo na formação de novos atores e grupos, com a promoção de cursos, encontros e festivais de teatros pelo interior do Estado.

Embora a ideia seja antiquada, dado o grau de profissionalismo que espelha a dramaturgia paraibana de hoje, onde os atores parecem não precisar mais do romantismo dos cursos de teatro; demonstram a ambiguidade do autodidatismo - já nascerem atores por mérito materno; são técnicos e disciplinados por nascença ou por interesses financeiros, ou talvez, não o da arte pela arte; o soerguimento da FPTA no cenário assim, tenderia a não brilhar tanto como nos áureos tempos da efervescência amadora do nosso teatro.

O que é certo é que a FPTA não morreu, simplesmente sai de cena, vive adormecida por traz de uma empanada de mistérios. Escondida nas coxias enigmáticas das salas de espetáculos espalhados pela Paraíba a fora. Seu acervo fotográfico, seus impressos publicitários e documentação que conta sua trajetória de mais de quatro décadas de representatividade do teatro paraibano, que poderia servir de subsídios para um estudo mais aprofundado do nosso teatro, poderia ser usado como argumentos para artigos acadêmicos e outros afins, mas pouco coisa ou quase nada de trabalhos assim, se ver sobre essa ótica.

Afinal, por onde anda a FPTA? Em qual baú está a sua memória; quem os esconde; quem os prende; a troco de que vale a sua saída de cena; seu anonimato e suas cortinas fechadas.




Nenhum comentário: