quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PROJETO PRIMA SE EXPANDE E CONQUISTA RECONHECIMENTO

O secretário João Azevedo representou o Governo da Paraíba, 
na entrega do Prêmio Inova Iesp


# Guilherme Cabral

Criado pelo governo da Paraíba em 2012, o Programa de Inclusão Social da Música e das Artes (Prima) vem, ao longo desses cinco anos, num crescente movimento de expansão e consolidação de suas atividades, mas aliado, também, ao reconhecimento em âmbitos regional e, inclusive, nacional. Exemplo mais recente que comprova estar o projeto trilhando o caminho certo é o Prêmio Inova Iesp na categoria Cultura, que o Instituto de Educação Superior da Paraíba concedeu durante solenidade realizada na noite da última segunda-feira (6), na cidade de João Pessoa. E, para que se tenha uma ideia dessa constante ampliação, o Prima - que hoje tem 15 polos - estará, no total, com 20 polos espalhados por 14 municípios, a partir do próximo mês de fevereiro, quando se iniciará o primeiro semestre letivo de 2018.

“O Prêmio Inova Iesp é extremamente importante. Foi uma grata surpresa, não porque estejamos trabalhando para isso, mas porque significa o reconhecimento de que o trabalho é bem feito e tem sido realizado, ao longo dos cinco anos de sua existência, com seriedade, com alcance social, educacional e cultural, oferecendo oportunidades para jovens e adolescentes. É uma ferramenta que reafirma o sentimento de cidadania e ainda possibilita, se o aluno assim quiser, ter uma base para vir a se tornar um músico profissional. Um exemplo disso é que alunos que passaram pelo Prima estudam no Curso de Música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ou em outros cursos nessas instituições”, confessou para o jornal A União o diretor-geral do Prima, Milton Dornellas.

Milton Dornellas informou ainda que, a partir do primeiro semestre letivo de 2018, o Prima vai passar a contar com mais cinco novos polos, que se somarão aos 15 existentes no estado. Dois serão instalados nos municípios de Sousa e Monteiro, por meio de convênio - cujo valor é de R$ 400 mil - já assinado com a Fundação Banco do Brasil, enquanto os outros três funcionarão nas cidades de Bananeiras, Picuí e Pedras de Fogo, por convênio também celebrado com a Funarte, cujo processo de licitação para aquisição de instrumentos musicais está em andamento. Ele não pode estimar quantos estudantes poderão se inscrever no Programa, pois isso, conforme argumentou, vai depender do interesse do próprio estudante em querer participar das atividades desenvolvidas pelo projeto. Mas comentou ser importante que as prefeituras municipais manifestem desejo de firmar parcerias para a realização do trabalho.

O Programa de Inclusão Social da Música e das Artes, criado pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), durante o seu primeiro mandato, tem se caracterizado por promover o acesso à educação musical de crianças e jovens na faixa etária entre 8 e 18 anos, que residem em áreas de vulnerabilidade social. Atualmente, o Prima está atuando em nove municípios, que são os seguintes: João Pessoa, Conde, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha e Cajazeiras, atendendo, no total, cerca de 1.500 estudantes. Na capital, por exemplo, as atividades são realizadas nos Bairros Alto do Mateus, Penha, Tambiá e Bairro dos Novais; e, em Campina Grande, nos Bairros das Malvinas, Bodocongó e Mutirão.

“O Prêmio Inova Iesp foi concedido ao Prima, na categoria Cultura, pelo trabalho que realiza pela responsabilidade social, pois oferece oportunidade para que as vidas de jovens e adolescentes sejam transformadas por meio da música. A escolha, muito acertadamente, do Prima foi unânime pelos 11 integrantes - que são professores, alunos e funcionários da instituição - da comissão técnica que analisou o mérito dos projetos indicados”, disse para o jornal A União a diretora-geral do Instituto de Educação Superior da Paraíba, professora Érika Marques. Ela lembrou que o evento - agora na 2ª edição - ainda concede premiação a outras duas categorias: Esporte, Ciência e Tecnologia.

A propósito, além do Prêmio Inova Iesp, o Prima foi selecionado - entre 170 projetos de todo o Brasil - como modelo de inovação para a educação brasileira pelo Movimento Mapa Educação, cujo objetivo é mostrar exemplos bem-sucedidos no campo educacional. Por causa dessa escolha, integrantes do Programa de Inclusão Social da Música e das Artes viajaram para Brasília, onde o apresentaram durante a Conferência Mapa Educação realizada no dia 29 de agosto de 2015.


fonte: Jornal A União.

Nenhum comentário: