sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PROMOTORES DE CULTURA EM CAJAZEIRAS QUESTIONA "CIRCUITO CARDUME 2018




Agentes representativos da classe artista de Cajazeiras, questionam a forma de inclusão dos grupos de teatro, dança e circo do Estado, no processo seletivo que os incorporou ao Circuito Cardume 2018. Segundo os promotores culturais cajazeirenses, a escolha das atrações do evento deste ano foi excludente, já que não incluiu as produções de outras regiões do Estado, em nenhuma dessas três linguagens. Declaram que o regulamento precisaria ser revisto, para corrigir esse equívoco, dando oportunidade para que os grupos de teatro do interior possam participar da mostra, expondo seus espetáculos para apreciação e julgamento do público que vai ao acontecimento todo ano.

Segundo o ator e articulador cultural Agnaldo Cardoso, o Circuito Cardume peca por não incluir e, por conseguinte não valorizar produções do interior: “Infelizmente os gestores paraibanos de cultura só valorizam a arte produzida em João Pessoa e Campina Grande e esquece o resto do Estado. ” E vai mais além: “Acredito que não é essa a política cultural do Governador Ricardo Coutinho, mas a culpa também caí em cima do mesmo por ele permitir artistas preconceituosos com o interior do Estado, no comando de órgãos públicos de cultura. ” E finaliza dizendo: “Vamos democratizar os recursos para toda a Paraíba e deixar de lado a política de cartas marcadas. ”

Por outro lado, o diretor teatral Francisco Hernandes se posiciona sobre a forma como é realizado o Circuito Cardume e ironiza: “Cheguei até a brincar com essa triste realidade, ao dizer que esse Cardume é formado só com peixes de água salgada e que se continuar assim, o nosso sertão nunca vai virar mar. E que viva Antônio Conselheiro. ” E volta a seriamente a discussão dizendo: “Meu posicionamento sobre o resultado do Circuito Cardume 2018, realizado pela FUNESC - Fundação Espaço Cultural da Paraíba:" "Sempre defendi a tese de que se deveriam contemplar também espetáculos de outras regiões do Estado, para ocupar espaços nesses programas, haja vista que os paraibanos gostariam muito de poder assistir e avaliar à produção artística nos diversos segmentos, promovendo assim uma política mais justa, mais participativa e inclusiva, até porque aqui no sertão, como também nas outras regiões do Estado, se produz bons espetáculos. ”

E finaliza afirmando o diretor teatral de “Trinca, Mais Não Quebra”, que o Circuito Cardume foi um evento realizado pela FUNESC com objetivo da ocupação dos teatros Santa Rosa e Paulo Pontes na Capital paraibana. E que entendia que essa não era a política de expansão cultural que o governador Ricardo Coutinho, acredita e defende para o Estado da Paraíba.





Nenhum comentário: