quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

POESIAS DA CAJAZEIRENSE VILMA MACIEL



Vilma Maciel 
Professora, Poetisa, Escritora, Artista Plástica e Pesquisadora. 
É natural de Cajazeiras, radicada em Juazeiro do Norte/Ceará.
Tem vários livros lançados entre contos, poemas e estudos 
realizados sobre a cultura do cangaço no Nordeste. 



SEM LIMITES

Quando o amor acontece
           Com desmedida explosão
é assim nosso amor,
            no pudor
                       no sexo
                                   no coração.
Tudo é ternura
            alegria e
                        paixão.
Um universo de sonhos
            suor, beijos e
            sussurros.
É assim nosso
            amor...
Sem limites
            sem juízo
            sem preconceito
            simplesmente
                      amor
Nossos corpos
            descansam
um no outro.
E vem a calma...
            a calma,
            a calma dos
                         amantes.
E vem de novo
            a sede, a sede
            a fome
            de tudo...
            Implacável e
            crescente.















PROPOSTA

Se você ficar
Eu te darei o
            mundo...
Sentirás minha alma
ao apertar na minha,
            Tua mão.
Se você ficar
eu te darei um banquete
            de manjar...
Pintarei com cores vivas
nosso recanto de
amor,
Se você ficar
            Amor,
não falaremos de dor, nem
palavras que ferem e cortam
            Como navalhas.
Se você ficar, amor!
Eu te prometo,
Tu vai mudar.
Esqueceremos os
            escombros...
Na taça do amor
beberemos o prazer
AMOR.












LÁGRIMA

Solitária lágrima
teima em meu rosto
            Rolar.
Solitária, fria e cristalina
ferindo meu ser
turvando meu
olhar.
Tão triste, travessa e pequenina
tal coisa de menina.
O difícil é acreditar
Que em seu bolo traz
Toda amargura no ar.

Peço, lágrima inconsequente,
sei que não és inocente
Deixa-me sozinha...
Essa tristeza é só minha.

Mesmo a saudade britando
Vou continuar sonhando...
A vida é mesmo assim.
Teimosa lágrima!

Vai pra longe de mim.














ESPELHO

Não resisto ao impulso
De olhar-me em tua lâmina
Espelho!
És fiel, ou
            Falso?

Fiel sim.
            Reflete a imagem
            detona máscaras.

Falso, nunca! Reflete:
a frágil aparência,
o olhar tristonho
o coração ferido

revelas a alma do
            escondido!

Espelho!
Procuro meu rosto...
não o encontro mais!

Onde ficou meu
            Sorriso?
Meu atraente jeito
            Adolescente?
Deixa-me apenas um
            Sonho...
Apenas um único
            sonho,
Alimentar meu
            Viver.

DESTINO EM CONTRASTE

Nesta rua que passo
Vejo pessoas,
Que vão e vêm.
Uns garbosamente vestidos,
Felizes, sorrindo a dois
Outros!...
Tristonhos vestidos em trapos
Mutilados, solitários, coitados!
Estremeço!
E busco-me
Quem sou?
Onde estou?
Olho em volta novamente,
Olhares indiferentes e estranhos.
Desperta-me o meu “Ego”.
Eu sou àquela que não aceita o egoísmo.
Esta rua que passo,
Chama-se DESTINO!
É uma rua qualquer, da cidade da vida
Onde as pessoas
Afogam-se no rio dos prazeres
Esquecendo que mesma cidade,
São filhos do mesmo PAI
Necessitando de muito AMOR


...........................................................................
As poesias acima fazem parte do livro "Sonhos & Medos" 
lançado pela escritora em 2017.





*  As ilustrações em destaque é de autoria de Vilma Maciel

Um comentário:

Unknown disse...

Lindas poesias!!! Parabéns Vilma Maciel!!!