domingo, 4 de fevereiro de 2018

CRÍTICOS



Cela aproveite a aurora. "Lamparina da Aurora" de Frederico Machado

Leonardo Persia  

Uma fazenda onde vive um casal idoso (Buda Lira e Vera Leite). Ao redor há uma madeira com o rio. E uma pequena igreja. A porta da casa, a enorme escadaria, uma janela com grade é onde a câmera se posiciona cíclica. Um jovem chega (Antônio Sabóia) que parece reviver os dois um pouco. Não há diálogos, falamos com nossos olhos, nossos movimentos, nossas ações. Os três parecem sonâmbulos, tudo está envolvido em uma atmosfera sonhadora e misteriosa. De orações silenciosas, reclamações silenciosas, toques de lábios.

Lamparina de Aurora por Frederico Machado é um filme (quase) silencioso, onde apenas um, um diálogo pobre vem quase até o fim. A única legenda consiste em um verso do pai do diretor, Nauro Machado, o falecido, cuja memória é dedicada. Os outros versos, que pontuam a história onze vezes, são declamados, fora da caixa, pela mesma voz do poeta. Uma narrativa que já é atípica e misteriosa é ainda mais marcante. Eles expressam uma passagem temporal e uma evolução verbal inscritas no desenho geral do trabalho, visando visualizar o progresso do tempo, colidindo o tempo, a sincronia dos eventos. O jovem é um filho pródigo? Um substituto para uma criança desaparecida? Morto? Ou é uma criança simbólica? Em um casal sem filhos, de acordo com o psicanalista suíço Peter Schellenbaum, sempre nasceu uma alteridade / descendência, resultado da relação com dois. Seria, portanto, a concretização antropomórfica do resultadoconcreto de seu amor e de sua deterioração?

Em certo ponto, um conflito começa a parecer o edipal. A velha acompanha o jovem, muito sujo, a uma lavagem de casa cuidadosamente preparada e um giro de aparência, talvez de atração, vem entre os dois. Ele está nu. Ela o toca, hesitante, com uma ferida nas costas. Antes, o jovem tinha sangrado do templo e não se pode deixar de pensar na ferida que simbolicamente marca o corte da mãe, a semente de Édipo. Também ao sexo. Um abraço perturbador entre os dois cônjuges foi acompanhado por uma súbita gota de sangue em uma tigela para coletar a água da chuva. Mais tarde, haverá o estigma do menino. Um Cristo que ataca Deus? As relações com o pai presumido estão se tornando cada vez mais violentas.

Mas é precisamente este último, para o rio, esticar-se idêntico ao crucifixo, presença constante da casa, talvez também para um auto batismo. Além disso, ressuscita a esposa morta por seu filho, primeiro engasgada com as mãos, depois abatida com uma faca (sangue e leite saem do pescoço). Ela estava apenas desmaiada? Foi talvez um pesadelo (ela? De ele?). Na água, o pai encontra os bebês, duas meninas e uma criança, semelhantes às das lendas populares: crianças que ainda não nasceram ou morreram. Crianças mutantes ou indeterminadas: a criança torna-se uma criança. Os peixes nadam entre os pés do homem. Símbolo cristão provável. Peixe peixe representa uma possível ressurreição. O canto de pássaros, de dentro da casa, é um contraste semelhante. Então, na árvore, veremos que o filho e o pai dangle.

Essa madeira tem seu próprio arcaísmo misterioso. É uma floresta primordial, é o Ghostwood Twin Peaks, um Éden abandonado e triste. Ao pé de uma grande árvore, há um banco-dólmen. As árvores, em abundância, muitas vezes tomadas de cima para baixo, refletidas na água, surpresas ao cercar a lua e as nuvens, estabelecer ligações entre a Terra e o céu, abismos profundos e picos do outro mundo. O rio à sua volta é um curso de água sagrado, é a água proveniente da morada dos mortos e gerando nova vida.

Mas se o suposto filho era o jovem pai? O passado de retorno. Com quem tanto a mulher como o marido têm uma relação de amor e ódio. Ou a criança é verdadeira e conflituosa, o único renascimento possível? E se, em vez disso, o pai era Cristo, casado como uma "última tentação", o filho seria então um Deus vingativo. No final, além de uma infinidade de mortes e ressurreições, os três são colocados em um triângulo, com o Pai no topo. Quem é o Espírito Santo?

Tudo é complicado por um cinema de forma onde não há fronteiras entre o que é e o que poderia, entre o tempo que era (dos dois / três) e o antropológico, histórico, psicanalítico de toda a humanidade. Nós também estamos fora do gênero. Machado funde Straub-Huillet com Mario Bava, Leon Hirszman com David Lynch, Sion Sono com Hammer. No Brasil, onde o filme foi premiado em Tiradentes e impressionou o público (foi lançado no dia 30 de novembro passado), há aqueles que o definiram como um terror de todos os lados com fortes cores não naturais e ainda mais sofisticado. Direção, edição, ângulos e fotografia também enganam, aparecem, confundem. Os corpos são cortados, os tempos são derretidos, o visível é elided, o invisível é filmado. Os papéis se entrelaçam e ficam confusos.

O fade dissolve o rosto de um naquele do outro. Em uma cena na porta da porta, o filho está sentado na escada e atrás dele, com uma luz, o pai aparece. Tudo fica escuro e todos estão no lugar do outro. A próxima quebra mostra-nos apenas o pai, então eles aparecem juntos novamente. Na igreja, em frente ao altar, o arranjo da mãe, pai e filho muda continuamente. Um está no sonho de alguém, mas quem está sonhando? A tela é até rasgada por um caleidoscópio vermelho de formas humanas, uma espécie de além do infinito Kubrickiano, uma ponte visual que leva ao além. E onde? Em que época estamos? Quem são a mulher e os dois homens nas árvores das fotos antigas das manchetes?

Um filme deslocalizado e destemporalizado, Lamparina da Aurora. Também com respeito aos dois primeiros segmentos da trilogia do diário do autor, consistindo de O Exercício do Caos (2013) e O Signo das Tetas (2015). Não é a conclusão dos dois primeiros títulos, em vez disso, abre outra trilogia. É aqui e agora, mas foi e será para sempre. Ele se move no fio que ataca o homem à teia da vida e ao seu passado, concentra-se em fogo criativo, sedentário e destrutivo, do fogo ao fogo da guerra. Fogo ativo do universo que evolui na língua do fogo divino e tudo recomeça.

Abre, antes dos créditos de abertura, com a chama de uma lâmpada. Fecha, após os créditos, com um fogo de transformação e purificação, de holocausto, de apreensão de poder, de fusão, imolação de mudança, de transcendência e iluminação: fogo sagrado, o fogo anda comigo. Chama que não sai, mas combustão que devora tudo, como o tempo. O fogo torna-se a experiência temporal, um urobor circular inflamado que preside e queima a vida sempre ressurgente. Uma força de destruição e fertilização. Na Floresta Negra e na Floresta Encantada, é revelada.

Na verdade, o tempo era o chamado de pressa, o mesmo título de uma coleção de histórias curtas de Antonio Tabucchi ( Time Ages in a Hurry , 2009), que por sua vez derivava de um fragmento de Crizia. Outras continuidades temporais. Esse tempo é igual a Fogo, não só prova Kali, uma das sete línguas flamejantes de Agni, deus do fogo, e também a terrível divindade do tempo que destrói e queima. O incipit do filme associa a chama com a fila da mãe e o balanço de sua cadeira. Convoca o Parche, Intolerância (1916) por Griffith, Walt Whitman, "do berço do tempo, em perpetuamente balançando": um destino marcado. Parece que tudo tem que acontecer dessa forma. A criança, pai e mãe abordam a janela com grade / gaiola várias vezes. Eles olham para fora, olham além, sonham com outra coisa. No entanto, eles continuam presos em seus papéis pré-estabelecidos. E o conflito vem daí. Por trás, certamente nossa era eternamente transitória e não resolvida. Contra a família, muito ligado a isso. Destrutiva e ultraconservadora. Slogans e pequenas conversas.

Por esse motivo, dentro da casa, ouvem-se os pedágios de um relógio, enquanto que a tempestade é ouvida. O deus do trovão, Xangô (ou Hephaestus, ou Thor, ou Santa Bárbara), acompanha a deusa do coração, Vesta. E o balanço, seguido por um abraço de abertura (em O Exercício do caos, os movimentos do pai e da filha no trabalho despertam os sentidos de ambos), é também a voluptuosa, oscilante espasmódica sexual dos balanços de Erigone. Erigone Auroral, amante da meia-irmã de Orestes, também amada por Dionísio (ou seja, Dioniso, filho de Deus / Zeus: multiforme, fálico, fragmentado, orgiástico e perenemente adolescente). Er como o início, orelha-ly: nascer do sol, amanhecer. Seguindo a rota do mito, Lamparina da Auroraele engrossa seus próprios sinais. Isso se torna um abismo de significado.

Esse abraço perturbador do princípio (desprovido de alegria, sensualidade: sombrio, impessoal, anafectivo) marcaria um pouco de criação / recriação. Das folhas secas marcadas pelo esboço de um homem, passa-se para a imagem do próprio homem (o pai) nas mesmas folhas. Coalescência entre a morte e a vida. Os protagonistas se movem catatônicos quase entre os dois opostos. O poeta decreta sobre o suicídio e o perdão, sobre o suicídio pelo terror do inferno. Em outros lugares ele sente a cíclica e a inutilidade de viver, ele fala de fetos e podridões, de eternidade e naufrágios de esperança, ele revela ao Pai que ele matou seu filho, mas esse filho é ele mesmo. Voz tonificante, na verdade, não longe do poderoso rugido de um Zé do Caixão em suas imagens em Tropic-Horror no momento da Cinema Marginal, mas desta vez é sério. Nauro Machado é um grande poeta.

Machado (Frederico) conhece Machado (Nauro) em uma incrível sobreposição de trabalho. Lamparina da Aurora também foi o título de uma coleção poética de seu pai (1992). E até os filmes anteriores denominados O Exercício do Caos (1961) e O Signo das Tetas (1984), poderosos trabalhos paternos. Frederico Machado procura um equivalente visual da poesia de seu pai, fisicamente espiritual, paradisíacamente infernal. A continuidade cíclica em que este filme está imerso diz respeito ao próprio tempo do autor, um processo psíquico profundo e perspicaz ao qual o diretor consegue dar sua própria forma possível, no entanto, uma descrição torturada de sua estrutura. Lamparina de Aurora é um filme visceral, quase inexprimível, que deixa a elaboração de uma experiência, a luz de uma escuridão, emergindo da imaginação. O removido, o segredo, o ódio de amor de que toda relação familiar ou humana está coberta. Uma experiência pessoal que se compartilha, com imagens exclusivas que se tornam universais. Um trabalho no limite, corajoso, ao qual todos podem adicionar um pouco dele, não apenas interpretativo. Cela aproveite a aurora. Um novo trabalho, ópera-aurora. 

Lamparina da Aurora 

• Direção, roteiro, fotografia e produção: Frederico Machado 
• Edição: André Garros 
• Diretor de Arte: Guilherme Verde, Dida Maranhão 
• Som (acionamento direto): Danilo do Vale 
• Poesia: Nauro Machado 
• Elenco: Antônio Sabóia, Buda Lira, Vera Leite
• Produção: Antônio Sabóia (13 Filmes), Frederico Machado (Lume Filmes) 
• Produtores Associados: Antonio Saboia, Buda Lira, Frederico Machado, Vera Leite
• País: Brasil 
• Ano: 2017 
• Duração: 74 '




Transcrito da Revista: Rapporto Confidenziale
"revista de cultura de filmes digitais revista digital sobre cultura cinematográfica"

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