sábado, 12 de maio de 2018

SURGE A NOVA POESIA DE CAJAZEIRAS


  Cleudimar  Ferreira  


Coreto da Matriz Nossa Senhora de Fátima, Cajazeiras.


A agitação literária em Cajazeiras, chegou nos dias atuais, carregada de história e amadurecimento. Isso por que, em meio a muitas e tantas experiências no campo da produção das letras na cidade, foram frenéticos os movimentos alternativos que surgiram, manifestando o enaltecimento da poesia como vitrine principal dessa produção. Até parece que Cristiano Cartaxo (1887-1975), já sabia que suas “musas”, haveriam de continuar sendo produzidas por gerações e gerações.

Mesma sendo frutificadas por poetas anônimos, a poesia em Cajazeiras seguiu numa incubadora lírica, a espera de momentos para se mostrar, se revelar. Foi assim mais altiva nos anos 70 e 80, com os recitais do Grutac e na afirmação dos festivais de poesias do Gimc, do Centro Cívico Olavo Bilac e depois com as esporádicas mostra da AUC, durante as realizações de suas semanas culturais. Esse período, talvez, tenha sido o mais efervescente momento da poesia cajazeirense, no qual se destacaram vários novos poetas, entre eles, o poeta e escritor Irismar di Lyra, autor de consagrados livros, como: "Cantata Para o Agora" e "Reflexos"

Na atualidade, surge do WhatsApp, nascimento do Grupo Poesia no Coreto, com objetivo de intervir de formar decisiva nas políticas culturas e literárias de Cajazeiras. Assim revela o “Poesia no Coreto”, que reúne poetas já consolidados no cenário literário, como Lenilson Oliveira, Carlos Gildemar Pontes e o recém-chegado Linaldo Guedes, a outros mais jovens. Lenilson Oliveira, idealizador do projeto, afirma que o Poesia no Coreto nasceu da ideia de um grupo de WhatsApp, inicialmente batizado de Cajazeiras de Poesia, com a intenção de aproximar poetas da cidade através da postagem de poemas próprios para leitura e discussão internas por parte dos membros.

“Pouco tempo depois, vimos a necessidade de sair da comodidade virtual e partir para encontros reais, tendo o primeiro acontecido em 5 de abril deste ano, considerada a data oficial de criação do movimento. A partir deste primeiro encontro, começamos a definir o que pretendemos com o Poesia no Coreto, sabendo ser um processo contínuo, sem nada muito ‘amarrado”. A primeira definição foi dos encontros sempre na primeira quinta-feira de cada mês no Coreto da Praça da Matriz, com uma reunião prévia da organização em locais alternados. Um dos passos principais a partir deste início será envolver mais e mais fazedores e leitores de poesia”, comenta.

Além dos saraus e homenagens a poetas e escritores da terra, o Poesia no Coreto pretende, também pretende organizar uma antologia dos poemas temáticos do grupo, realizar oficinas literárias e, ainda, ter vez e voz nas discussões sobre os espaços para a literatura em Cajazeiras. O grupo, que se reúne em torno do Coreto da Igreja Matriz da cidade, tem como fundadores os poetas: Lenilson Oliveira, Linaldo Guedes, Carlos Gildemar Pontes, Fernando Inácio da Silva, Wanderley Figueredo, Ronielle de Oliveira, José Paulino Bento Ferreira, Haldemy da Silva Lins, Suelli Dias de Freitas, Francisco Ernandes e Ana Cleuda.


Grupo de poetas integrantes do "Poesia no Coreto", em Cajazeiras.





  com informações:   osguedes.com.br  
  fotografias:   Haldemy Lima  

Nenhum comentário: