domingo, 21 de abril de 2019

SOBRE O ATOR TARCÍSIO SIQUEIRA

por: Cleudimar Ferreira


O ator Tarcísio Siqueira de Souza - Tarcísio Siqueira, começou a fazer teatro nos anos 70 no Grupo de Teatro Amador de Cajazeiras (GRUTAC), juntamente com Ubiratan di Assis, Clizélia e Cizenite di Assis, Beto Montenegro, Antônio Carlos Vilar, Hermes Felinto, Geraldo Ludugero. Deixou o GRUTAC para fundar a Moderna Equipe de Teatro Amador de Cajazeiras (METAC).

Com a METAC, Tarcísio Siqueira, escreveu e montou textos como: Paz, Juventude e Liberdade; Uma Gota de Liberdade; Vida de GabineteSonho de um Rei - peça vencedora em 1973 de uma das versões do Sertanejo - antigo festival de teatro de Cajazeiras. Além de ter montado alguns clássicos, como a peça clássica: As mãos de Eurídice, de Pedro Bloch, encenada na década de 80, considerada o primeiro monólogo interpretado no Brasil.

Em sua página no face book, Joaquim Alencar se referindo ao ator escreveu: Tarcísio Siqueira de Souza foi o maior teatrólogo cajazeirense na década de 1970. A História deve registrar o fato que o criador do Grupo METAC - Moderna Equipe de Teatro Amador de Cajazeiras, escreveu e encenou as peças de sucesso da época, destacando-se Paz, Juventude e Liberdade, recorde de público. 

Alencar segue afirmando que o mesmo revelou valores como Ubiratan di Assis, Célio Vilar, Roberto Cartaxo, Buda Lira, Ivan Braga, Francinaldo Freitas, Daladier, Ana Lira, Márcia Cartaxo. Consolidou o nome do saudoso Geraldo Ludugero e outros tantos que foram despertados por aquele movimento, como: Clementino da UFPB (falecido), Moreira Lustosa, Telma Cartaxo, Prof. Reginaldo e Hermes Felinto de Brito.

Joaquim Alencar finaliza declarando que a década de 1970 foi a mais marcante fase da explosão cultural em Cajazeiras, seja pela difusão do teatro, que teve Dona Ica como representante da geração mais velha e Tarcísio Siqueira como representante do novo, seja pelos memoráveis festivais de música que revelaram nomes como Camilo de Lélis e Nego Bá - cantor internacional de peso. Nos festivais de teatro, Tarcísio venceu em 1973 com a peça Sonho de um Rei. Conclui afirmando que o ator ainda participou de festivais de poesia e iniciou trabalhos de artes em madeira e pinturas.

Atualmente com a idade bem diferente se comparada com a dos tempos que atuava com afinco nos palcos da cidade,  o ator Tarcísio Siqueira, está quase que afastado (se bem que devia voltar) das atividades cênicas ligadas ao teatro. Reservando-se mais as aulas de Oratória que ministra para alunos universitários, professores, profissionais liberais, trabalhadores do comércio e outras categorias empresariais de um modo geral. Além de exercer a função de assessor parlamentar. 

“As mãos de Eurídice”. Apresentação nos anos 80 
no Colégio Polivalente.
O ator ao lado de Francisca Pereira, em Uma "Gota de Liberdade" 
peça dirigida por Tarcísio Siqueira, em 1984.
Em 1979, o ator em cena com Aldo Lins e Fernando Carvalho em
apresentação no auditório do Colégio Diocesano
.

FOTOS MAIS RECENTE

Apresentação de "As mãos de Eurídice" na Câmara Municipal de Cajazeiras

Com o ator Rivelino Martins numa apresentação no Dia 
Nacional de Mobilização contra a Reforma Trabalhista 
em frente a Câmara Municipal

No palco do Teatro Ica na Peça 
"Meninos da Minha Rua"

Ao lado do também ator cajazeirense 
Ubiratan di Assis



DEIXE O SEU COMENTÁRIO




fonte de pesquisa:
(Facebook) Página social do ator  

Nenhum comentário: