quarta-feira, 12 de junho de 2019

CINE AÇUDE GRANDE 2019 FARÁ HOMENAGEM A VIRGINIA GUALBERTO



Virgínia Gualberto é nossa homenageada para a terceira edição e o presente é todo nosso. Somos gratas por ela existir em nossas vidas e fazer do cinema paraibano motivo de orgulho para todos nós. Graduada em Letras (UFRJ), Comunicação Social (UFPB) e Cinema e Audiovisual (UFF), Mestre em Educação (UFRJ), Doutora em Educação (UFF/RJ), Pós-doutorado em Educação (UERJ) e Cineclubista desde a década de 1970. 

Em 2008, idealizou e coordenou a primeira edição da Mostra Interestadual do Cinema Paraibano que pesquisa, exibe, divulga e debate a produção cinematográfica de diversas cidades paraibanas em diferentes municípios e instituições nos estados do Rio de Janeiro e da Paraíba. Coordena ao lado do cineasta Torquato Joel, o Projeto JABRE - Laboratório Paraibano para Jovens Roteiristas, que em suas 9 edições realizou alguns frutos de sucesso na cena do curta metragem nacional. Ministra cursos, minicursos e oficinas de linguagem cinematográfica em diversas regiões do Brasil. É roteirista e diretora de cinema, tendo realizado, dentre outros, “Adiós, Jampa Vieja!”, “Diabolin” e “Costureiras”. 

Virgínia é ao lado do cineasta Torquato Joel, uma das maiores responsáveis pela interiorização do cinema paraibano. Foi na criação do Laboratório Para Jovens Roteiristas, uma imersão de cinema que buscou incluir principalmente pessoas do interior, que despertou a curiosidade e descobriu talentos pela Paraíba afora. Alie-se a isso uma generosidade sem tamanho para a compreensão da importância que os festivais de cinema no interior têm para o crescimento artístico e pessoal de quem dele participa, gerando conhecimento e fortalecendo a cadeia produtiva tão castigada pelo interior. 

Através da Mostra Interestadual de Cinema, leva as produções locais a circularem dentro do estado e pelo país. Além de levar o cinema e a educação por onde passa, a cada palestra, a cada filme, a cada conversa. Virgínia é sinônima de generosidade. 

Virgínia Gualberto é nossa homenageada para a terceira edição e o presente é todo nosso. Somos gratas por ela existir em nossas vidas e fazer do cinema paraibano motivo de orgulho para todos nós.




fonte: Facebook do festival Cine Açude Grande

Nenhum comentário: