sábado, 6 de julho de 2019

Fuminc 2018/2019: Espetáculo Varekai incentiva a dança contemporânea em Cajazeiras



Varekai, que significa “Em qualquer lugar” é uma espetáculo que garante acesso do público e dos artistas a dança contemporânea. O espetáculo foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura foi feita por Airam Fernandes Teixeira.

A ideia, segundo o projeto, é proporcionar ao público mais acesso à cultura e a arte, além de momentos de conhecimento e contato com a dança contemporânea, bem como a interação com a criatividade, respeito e valores através do movimento corporal.

Deste modo, a história do espetáculo é trazer um nome bem criativo, aonde irá se contar que em qualquer lugar somos capazes de sonhar e realizar nossos sonhos e onde quer que seja tudo pode acontecer.

A Cia de Dança Art e Movimento pretende realizar uma temporada de dez apresentações gratuitas do espetáculo Varekai, abrangendo áreas de público com pouco acesso ao universo cultural. A meta é que dessas dez apresentações, sejam duas destinadas para espaços conceituados, tais como Teatro Iracles Pires e Miniteatro Geraldo Ludgero. A temporada de apresentações acontecerá a partir de julho e termina em setembro.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.




Postagem publicada no portal: https://cajazeiras.pb.gov.br

Nenhum comentário: